quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OITO MITOS DAS DIETAS PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL




Estar em Jejum - A ideia de que se deve pular as refeições - almoço e jantar - é completamente errada! Pelo contrário. Deve-se evitar períodos longos de jejum e fracionar a alimentação ao longo do dia.

Ser vegetariano - O mito de que comer só vegetais é mais saudável também é ERRADO. Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentados alimentos fritos, guisados ou molhos adicionais como soja ou natas, aumentando o valor calórico e lipídico.

Iogurtues - "Os iogurtes magros são melhores e não engordam". Errado! Os iogurtes magros chegam a ter cerca de 13 gramas de açúcar.

Sumos naturais - Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que "não engorda". Mas um sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibras.

Fruta - Deve-se ingerir grandes quantidades de frutas ou substituir as refeições por frutas. Está errado. A fruta também tem açúcar (frutose) e frutas não possuem todos os nutrientes que você precisa.

Azeite - O azeite é uma gordura saudável, podemos abusar. Errado. O azeite é uma gordura saudável sim mas deve-se ingerir e quantidades moderadas. 

Saladas - Se comermos sempre saladas não engordamos. A verdade é que as saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pasta de delícias do mar ou atum, frutos secos, etc.

Pães - Dizem que os pães engordam. No entanto, problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc..). Deve-se comer pão, sim. Mas cuidado com o sal!

O melhor que pode-se fazer é ter uma vida ativamente saudável: faça exercícios, beba muita água (1,5 L por dia) e verá que o seu corpo responderá aos estímulos que lhe são dados.