terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CABELOS CACHEADOS: SAIBA TER CACHOS SAUDÁVEIS E BONITOS




Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2011, encomendada por um grupo fabricante de produtos de beleza, mostrou que 68% das mulheres brasileiras têm alguma ondulação nos cabelos: fios cacheados (26%), ondulados (26%) e crespos (16%). E nos salões de beleza, outro dado, esse não formal, mostra que elas cada vez mais buscam assumir os cachos e fazem de tudo para mantê-los bonitos e bem cuidados. “Já era aquela história de não assumir os cachos, de que cabelo bonito tem que ser liso. A mulher brasileira agora percebe que o cabelo ondulado ou cacheado é sexy, feminino. A palavra de ordem atual é liberdade, movimento. E assumir esse estilo traz essa libertação”, diz o cabeleireiro Eron Araújo, do Salão Blend, de São Paulo.  “Essa onda de liberdade está aparecendo agora, mas nós já apostávamos nela na década de 90. Sempre incentivamos as cacheadas a manterem sua identidade porque sabemos que muitas mulheres acabam cedendo à ditadura do cabelo liso, com a chapinha, produtos alisantes e mais recentemente, com o alisamento definitivo”, ressalta Lúcia Santana, Coordenadora Técnica das Cabeleireiras do Instituto Beleza Natural, do Rio de Janeiro, especializado em crespos e ondulados há 18 anos.

Hidratar é a palavra de ordem

Mas para exibir cachos incríveis, no entanto, não basta ser apaixonada por eles – esse tipo de fio tem características específicas e exige cuidados diários para ficar bonito e definido. Os problemas mais comuns são excesso de volume, indisciplina, frizz, falta de brilho e ressecamento no comprimento e nas pontas. “Por conta do formato em espiral, o óleo natural que sai do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas do cabelo, por isso ele é naturalmente ressecado, além de ser, na maioria das vezes, um cabelo muito fino e volumoso”, explica o cabeleireiro Célio Faria, proprietário do Instituto de Beleza que leva seu nome, em Belo Horizonte. Todos esses fatores contribuem para deixar os cabelos cacheados e crespos mais vulneráveis aos danos. “Por isso que a grande dica para as cacheadas é hidratar sempre os fios, para repor a umidade com produtos próprios para essa finalidade”, complementa Lúcia Santana, do Rio de Janeiro.

O corte

Além da hidratação regular, bálsamo dos caracóis, um bom corte também pode fazer maravilhas pelos cachos, desde reduzir o volume até facilitar os cuidados diários. “Um corte bem feito e adequado ao tipo, tamanho e espessura do cabelo, ajuda a dar definição e liberdade para os cachos se formarem. Com o corte ideal, o cabelo se torna prático, basta desembaraçar com um produto sem enxágue e amassar os fios com uma toalha de rosto que fica bonito e definido”, garante Eron Araújo. “O ideal é um corte em camadas, e não fios inteiros. Isso é o que dá liberdade para o cacho se formar e trazer leveza”, completa o expert. Para Lúcia Santana, tão importante quanto o estilo é a frequência que se corta. “Os cabelos devem ser cortados, no mínimo, a cada dois meses, mesmo que seja só para aparar as pontas ou manter o estilo. O objetivo é evitar o aparecimento de pontas duplas e eliminar possíveis partes ressecadas”, explica a especialista.

Lavar e secar

Cabelos crespos e cacheados não devem ser lavados diariamente. Os cabeleireiros são unânimes sobre isso. “O ideal é que os fios sejam lavados com xampu e condicionador no máximo duas vezes por semana, não mais que isso, pois são muito frágeis. Assim também evita o ressecamento do fio”, diz Lúcia Santana.
A melhor maneira de secar é naturalmente, após aplicar o produto finalizador sem enxágue. Se houver necessidade pode-se usar um difusor, nesse caso evite manter o calor por muito tempo no fio, isso também contribui para ressecá-lo. “O babyliss também pode ser usado para definir os cachos”, sugere Célio Faria.
Chapinha faz mal?
As cacheadas que querem ficar lisas temporariamente e fazem chapinha ou escova devem pensar duas vezes. O processo divide a opinião dos especialistas. Para Célio Faria, não há risco algum fazer escova ou chapinha para alisar, ele apenas defende que a naturalidade dos cachos é sempre mais bonita. Já, para Eron Araújo e Lúcia Santana é melhor evitar o processo. “O risco de alisar com frequência, usando chapinha e secador, é deixar a fibra capilar mais frágil, fazendo com que o fio necessite de reposição de água (hidratação) e tratamentos à base de proteína. Para assim, recuperar esse desgaste. Mas se for inevitável, vale usar um protetor térmico”, destaca Eron.
Como pentear?
O ideal é não pentear os fios cacheados e crespos quando estiverem secos. O motivo? A possibilidade de desalinhar os cachos e aumentar o volume é enorme. “O ideal é utilizar um pente de dentes largos e pentear os cabelos quando ainda estiverem molhados”, orienta o cabeleireiro Célio Faria, de Belo Horizonte. “Penteie sempre das pontas em direção a raiz, assim se evita que o fio seja partido desde a raiz do cabelo”, avisa Lúcia Santana.
Fonte: UOL