sábado, 15 de dezembro de 2012

FESTAS DE FIM DE ANO: SAIBA SE COMPORTAR NA SUA EMPRESA


Diferentemente de uma festa com familiares e amigos, em que é possível ficar mais à vontade, numa comemoração corporativa ser inconveniente, chamar atenção para si, vestir-se indevidamente e beber em demasia são algumas situações que podem trazer consequências para a imagem do profissional.
De acordo com Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI), o comportamento durante um evento de trabalho pode ressaltar características não percebidas anteriormente pelos colegas (positivas ou negativas), ou apenas confirmar o que já se suspeitava (negativas). Para quem prefere não abrir mão das boas maneiras, seguem dicas da especialista:

Compareça ao evento
No caso do colaborador que nunca se mistura com os outros, a ausência será a confirmação de que ele realmente não tem o menor interesse nas pessoas com quem interage no escritório. Dessa forma, abre uma precedência para que os colegas adotem, pouco a pouco, o mesmo comportamento.

Beber em excesso pega mal
O ideal é beber um ou dois drinques alternados com bebidas não alcoólicas, para evitar a embriaguez. Mais do que o álcool no sangue em si e seus efeitos, o que pega muito mal é ser visto durante o tempo todo da festa com um copo na mão, pois transmite a ideia de pessoa viciada, beberrona.

Escolha roupas adequadas
As mulheres podem usar acessórios maiores, chamativos e coloridos, bem como cores mais alegres e vibrantes, estampas e batom forte. Elas devem evitar comprimento curto (blusa que mostre a barriga ou saia/vestido menores do que três dedos acima do joelho), modelagem justa ou agarrada, decotes profundos e roupas infantis (desenhos de personagens, flor ou enfeites no cabelo, acessórios de material plástico). Os homens podem eliminar a gravata e o blazer, usar jeans escuro e um sapato mais casual ou sapatênis, dependendo da formalidade da ocasião. Jamais devem usar bermuda, tênis de prática de esportes e camiseta.


Aproveite a festa para se relacionar e fazer networking
Evite ficar conversando somente com o amigo próximo; o que não significa ter que falar com um número “x” de pessoas ao longo do evento. O importante, segundo Marcele, é analisar se a interação já não saiu do estágio "papo que flui" e foi para a etapa de jogar conversa fora.
A ocasião também é favorável para fazer networking, estreitando laços com colegas com quem mal se cruza durante o dia a dia. Saber de reformulações de departamentos e possibilidades de mudanças de cargos, conversar sobre projetos problemáticos ou bem sucedidos e ter grandes ideias para resolução de novas situações são sugestões da especialista.

Cuidado com excesso de intimidade 
É importante manter uma distância compatível com o ambiente profissional, mesmo que a pessoa com a qual se interage seja amiga fora da empresa. “Não é o momento para comemorar gritando, fazer rodinhas ou brincadeiras de mau gosto com os outros”, recomenda Marcele. Evitar chamar atenção para si, tornando-se o centro das atenções, ou contar vantagem também são comportamentos em baixa.

Não seja antissocial no amigo secreto
Ninguém é obrigado a entrar em todos os amigos secretos que surgem no fim do ano. Porém, é desagradável ser antissocial e não participar de nada, aí cabe avaliar qual evento é imprescindível. No caso de negativa, a dica é comparecer no momento da troca de presentes, dando opiniões e acompanhando a brincadeira mesmo sem fazer parte dela. As pessoas entendem falta de dinheiro, mas o anticoleguismo é muito mais difícil de ser compreendido e gera desconforto nas relações.

Possíveis consequências para a imagem
Dependendo do que o funcionário fez durante o evento, pode ficar uma imagem de inconveniente, sem muita percepção e maleabilidade para o trato social (isso gera insegurança de confiar à pessoa uma reunião ou prospecção importante como tarefa). Mais grave ainda são os casos em que o indivíduo fica embriagado e começa a dar vexame na festa, seja para o lado brincalhão ou afetivo, ou ficar dando em cima dos convidados e constrangendo-os.

O ambiente ainda é de trabalho
A recomendação maior é não se esquecer de que, apesar de ser um momento de confraternização, descontraído, o ambiente ainda é de trabalho. Por isso, “faça somente o que seria socialmente aceito vindo de um profissional sério: roupas comportadas, voz em volume médio, conversas rápidas para socialização e nível alcoólico baixo no corpo”, completa Marcele.