quarta-feira, 14 de novembro de 2012

VINTE MOTIVOS PARA TRANSAR MUITO NESSE VERÃO




Usualmente, o sexo é visto como algo que potencia o aparecimento de maleitas a nível da saúde, propiciando a propagação de doenças. Ora, recentemente o British Medical Journal encetou uma investigação centrada precisamente no cenário oposto: encarou a atividade sexual como algo fundamental à boa saúde.

O objeto do estudo foi um grupo com mais de seis mil pessoas de idades compreendidas entre os 25 e os 85 anos. Foi descoberto, pela sua observação, que as pessoas que tinham maior satisfação a nível sexual eram também mais saudáveis, demonstrando-se a correlação da vida sexual com o bem-estar físico e a saúde. Neste artigo, juntamos os 20 maiores benefícios do sexo para a sua saúde.
São motivos mais que suficientes para aumentar a sua prática…



01. DIMINUI O STRESS

Ao praticar sexo, está a fazer com que o seu corpo se torne mais resistente a situações de pressão. Efetivamente, um estudo da Universidade de West Scotland permitiu concluir que a manutenção de uma vida sexual ativa influenciava a reação do organismo a uma situação stressante, sendo menor a subida da tensão arterial nos praticantes mais assíduos.

02. AUMENTA A AUTOESTIMA

Ao praticar sexo, está a conseguir juntar numa mesma dimensão e num dado momento as suas vertentes física e psicológica, propiciando prazer e bem-estar a ambos. Assim, esta conjunção das duas gera uma sensação de “bem consigo próprio”, sinal de aumento de autoestima.

03. ANESTESIA

Ao alcançar o orgasmo, um químico do seu organismo, de seu nome oxitocina, vê as suas quantidades aumentarem até 5 vezes o nível normal. Esta hormona, além de gerar a sensação de prazer típica, também funciona como anestesiante, baixando a dor e aliviando o mal-estar. No fundo, torna o nosso corpo cerca de duas vezes mais resistente à dor do que o normal.

04. SERVE DE PREVENÇÃO A PROBLEMAS URINÁRIAS 

Ao ter sexo estamos a praticar um exercício físico muito específico e orientado para a uma determinada zona do corpo. Assim, ao contrair e relaxar a zona pélvica, consegue prevenir problemas do foro urinário, como a incontinência.

05. AJUDA A PERDER PESO

A relação sexual é, também, uma fogueira de calorias altamente privilegiada. É estimado que em cada ato consiga dispender até 200 calorias. Além disso, está também a fazer trabalho muscular, principalmente nas zonas da barriga, coxas e nádegas. Os benefícios são evidentes.

6. COMBATE O RISCO DE CÂNCER

O sexo tem, segundo afirmam variados estudos, benefícios a nível de prevenção de problemas de saúde masculinos, surgindo o câncer da próstata em primeiro lugar. O British Journal of UrologyInternational afirma mesmo que praticar sexo cinco vezes por semana reduz este risco num terço. Ao ejacular frequentemente, é reduzida a possibilidade de acumulação de substâncias potencialmente nocivas no sêmen. Também o câncer de mama, por via das hormonas específicas libertadas no organismo durante o ato, pode ser altamente prevenido através da prática regular.

07. AJUDA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Medindo os níveis de imunoglobulina A (IgA, um anticorpo cuja missão é defender o organismo do ataque dos problemas de saúde) em mais de 100 de estudantes, percebeu-se que, mantendo relações sexuais mais frequentemente, alguns deles tinham valores cerca de 30 por cento maiores de IgA.

08. MELHORA O SEU CORAÇÃO

Se pensa que ter sexo aumenta o risco de ataque cardíaco, desengane-se. A probabilidade de vir a ter um destes durante ou mesmo no imediato do ato é bastante reduzida. De facto, o sexo pode até ter efeitos benéficos devido ao treino cardiovascular que, indiretamente, potencia. Durante o ato, o batimento cardíaco aumenta dos valores normais de 60/70 por minuto para os 150, valor registado em atletas de alta competição em prova.
Resumindo, se praticar sexo com frequência consegue reduzir os seus riscos, falando-se numa redução para metade se praticar 3 vezes por semana.

09. ENGRANDECE O AMOR

A hormona de que falámos acima, a oxitocina, é responsável pelo aparecimento e manutenção dos laços amorosos, uma vez que lhe compete estabelecer as ligações cerebrais que permitem a existência da capacidade de sentir e expressar o amor. Tal como vimos, as suas quantidades aumentam com o ato, pelo que também o amor sai reforçado.

10. ATENUA A MENOPAUSA

Permitindo um bom funcionamento dos órgãos e de todo o aparelho genital, bem como do tónusmuscular, o sexo ajuda a não sentir de forma tão violenta as alterações da menopausa. Possivelmente através dos equilíbrios hormonais, alguns sintomas típicos como os afrontamentos são controlados.

11. POTENCIALIZA O DESEJO

Já sabemos que o sexo mexe com os equilíbrios e balanços químicos do organismo. Simplificando, o sexo aumenta certas hormonas que potenciam o aparecimento de desejo, como sejam a testosterona e o estrogénio, diretamente ligadas à sexualidade, ou as endorfinas e as dopaminas, responsáveis pelo prazer. Se essas hormonas aumentam com a prática, é lógico que, quanto mais tempo se esteja longe da atividade, menos se queira voltar.

12. PROTEGE A RELAÇÃO

Como vimos acima, o amor sai fortalecido pela relação sexual. Assim, torna-se fácil estabelecer uma ponte daí para a proteção da relação amorosa que une o casal. Depois do ato, é frquente um sentimento de realização e bem-estar, que faz com que as pessoas se sintam ainda mais unidas depois do ato.

13. PROMOVE A LONGEVIDADE

Depois de observarem mil homens de meia idade durante 5 anos, a Universidade de Queens, em Belfast, descobriu que, em correlação indireta com a taxa de mortalidade, surge a frequência de orgasmos. Ou seja, quanto mais os tiver, mais tempo, em média, ficará vivo.

14. AUMENTA A FERTILIDADE

Contrariando outro dogma antigo, foi agora descoberto que ejacular mais frequentemente melhora a qualidade do sémen. A descoberta é de um Centro de Fertilidade em Sidney, que afirma que o sémen aumenta de qualidade após ejaculações diárias durante uma semana. A explicação é simples: os espermatozoides permanecem uma menor quantidade de tempo nos testículos, e daí são menos expostos a moléculas nocivas.

15. COMBATE AS ENXAQUECAS

Pensa-se que a estimulação sexual feminina consegue debelar ou pelo menos diminuir a dor de cabeça. De facto, durante o ato são libertadas endorfinas, hormonas que funcionam como anestesiante natural no cérebro, o que explica a diminuição das dores.

16. REGULARIZA OS NÍVEIS DE TESTOSTERONA

A testosterona está presente em ambos os organismos, masculino e feminino, e tem um papel importante na densidade óssea e na saúde muscular. Além disso, a sua falta origina mais de 20 % dos problemas de disfunção erétil.

17. REGULA A MENSTRUAÇÃO

Ao libertar endorfinas, a atividade sexual promove indiretamente a produção de estrogénios, que conseguem atuar de forma a evitar o TPM. Além disso, praticar sexo com alguma regularidade permite normalizar a menstruação.

18. DIMINUI A TENSÃO ARTERIAL

As pessoas com maior atividade sexual tendem a apresentar valores mais baixos de tensão diastólica. Ao terem valores menos elevados, controlam-se os riscos de hipertensão.

19. MELHORA O SONO

Depois de toda a atividade sexual, o cansaço por si originado juntamente com as hormonas libertadas formam um conjunto que potencia ao máximo o conforto. Assim, uma relação sexual é o melhor bilhete para uma noite de descanso profundo.

20. EQUILIBRA O HUMOR

Havendo uma boa relação sexual, o nosso foro psicológico vai também beneficiar com isso. Assim, sendo a sexualidade uma parte integrante da nossa vida, satisfazer os desejos a esse nível contribui para uma melhor disposição, ou seja, bom humor, dos indivíduos.