sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CUIDADO, MENINAS! O EFEITO SANFONA NAS DIETAS.



O efeito sanfona é um fenómeno caracterizada pela perda de peso seguida da sua recuperação num curto espaço de tempo. Estima-se que mais de 80% das pessoas que perdem peso através de uma dieta voltam a recuperá-lo mais cedo ou mais tarde. Isto é ainda mais comum em dietas que promovem mudanças alimentares extremas, e que apesar de poderem originar uma grande perda de peso num curto espaço de tempo, favorecerão, também, a recuperação de todo esse peso de uma forma ainda mais rápida.

Quando se dá uma diminuição drástica do nível de calorias ingeridas diariamente, a perda de peso poderá revelar-se relativamente rápida. No entanto, com a privação de comida, a sensação de desejo pela mesma também aumenta, contribuindo assim para uma maior dificuldade em resistir a determinados alimentos mais prejudiciais. É por isso que, frequentemente, pessoas em dieta costumam cometer alguns excessos ocasionais, que julgam elas que não terão qualquer tipo de efeito negativo na sua dieta, o que não é, de todo, verdade. Da mesma forma, a privação extrema de comida contribui para desregular o metabolismo, o que poderá dar origem a absorções de gordura muito mais acentuadas, na sequência da ingestão de determinados alimentos. Isto favorece a rápida recuperação do peso perdido, e é essa a razão pela qual a maioria das pessoas que perde peso através de uma dieta acaba por, eventualmente, vir a recuperá-lo.

Evitar este problema é complicado, na medida em que, a maioria das pessoas, falha em apresentar os níveis de disciplina necessários a uma boa gestão dos seus hábitos alimentares diários. No entanto, evitar dietas que promovam comportamentos extremos e prometam perdas excessivamente rápidas de peso é um passo importante na prevenção deste problema, que cada vez mais pessoas afeta. Perder peso é um processo que requer imensa paciência, e a verdade é que, quanto mais demorado for o processo de perda de peso, menores são as probabilidades desse peso vir a ser recuperado no futuro. Por essa razão, não se deixe influenciar por promessas irrealistas de emagrecimento, pois tudo o que conseguirá será combater um problema menor com um muito maior.

O equilíbrio deverá vir em primeiro lugar, e por isso é importante que, para perder peso, nunca deixe de ter uma alimentação verdadeiramente diversificada, caracterizada pelo consumo regular de alimentos de todos os grupos. Alimente-se bem, mas evite alimentos excessivamente gordurosos e açucarados. Da mesma forma, pratique exercício físico com a maior regularidade possível. Este é o verdadeiro caminho para perder peso da forma mais rápida possível, e é ao segui-lo que conseguirá obter resultados mais positivos.