sexta-feira, 1 de março de 2013

A NOVA MODA PRÓ-FITNESS E SEUS BENEFÍCIOS



Tenho observado que ultimamente estamos um pouco imersos em uma "mania de fitness", seja nas revistas, nos blogs, Instagram, nas Fan Pages... gente postando foto na academia, da corrida, do yoga, do muay thai, enfim...

Por um lado fico feliz que as pessoas estão fazendo mais atividade física, comendo melhor, mas por outro fico um pouco encucada: será que a atividade física que as pessoas estão fazendo é em uma quantidade benéfica à saúde? É feita com acompanhamento de profissionais? Tudo isso é acompanhado de uma alimentação adequada?


Será isso só uma "modinha" ou realmente estamos criando uma certa consciência e, o mais importante: o hábito de fazer exercícios físicos? Eu penso que temos que encontrar uma motivação, independente de qual ela seja. Seja manter (ou perder) determinado peso, seja compartilhar foto no Instagram, seja ter o corpo que você sempre sonhou... ooou, o que é mais sensato e vai ser duradouro: manter uma atividade física regular (minimo 2x semana) para ter uma boa saúde, um corpo saudável e quem sabe viver um pouco mais.


Eu poderia ficar falando por dias aqui sobre benefícios da atividade física, mas queria falar só os mais importantes:

- Melhora o condicionamento cardiovascular, principalmente por melhora da capacidade pulmonar, estímulo para a circulação colateral ("novos vasos sanguíneos"), entre outros. Outra melhora muito relevante que a gente tem que citar sempre é uma redução nos valores de pressão arterial (sistólica e diastólica).

- Aumento dos niveis de HDL. Vocês sabiam que só existem 2 maneiras de aumentar o "bom colesterol"? Uma é atividade física e a outra é ingestão de alimentos como azeite, vinho tinto, entre outros.


- Melhora da qualidade de sono: esse é um benefício que hoje é praticamente essencial, né? Na rotina de vida corrida se a gente tem pouco tempo pra dormir, que tenhamos pelo menos uma qualidade de sono digna.

- A longo prazo fortalece o sistema imunológico - apesar de ter uma leve baixa logo após a prática (por isso não fazer quando tiver gripadinha ou ruim de saúde!).

- E pra quem também faz musculação e deseja hipertrofia, a melhora da circulação sanguínea e do transporte de oxigênio que ocorre favorece a remoção do ácido lático, que produz dor e fadiga e atrapalha o treinamento. Com a diminuição dessa substância, a hipertrofia ocorre com mais eficiência! 

- Tudo isso que falei ajuda a prevenir muitas doenças: diabetes, obesidade, alguns tipos de câncer, hipertensão, osteoporose e inclusive ajuda a controlar ansiedade, depressão e estresse. Mas lembrando que estou falando de atividade física aeróbica como corrida, bike, etc. Não adianta só musculação, pilates e yoga, hein? Essas últimas também trazem benefícios, mas são de outro tip.


Não dá pra gente controlar ou mesmo saber se essa onda pró-fitness é em função de um corpo perfeito (e que eu acredito que não deve ser), ou de promoção de saúde, mas espero que a gente possa tirar algum proveito disso. Sinceramente pra mim buscar o corpo perfeito não deve ser seu maior estímulo pra continuar fazendo atividade física e comer bem, mas se esse for seu objetivo, que assim seja... só tente buscar em si mesmo um incentivo maior, mais pessoal, mais atingível! Vejo muita gente exagerando nas restrições de alimentação pra ter um corpo magro e definido, substituindo refeições por shake, fazendo dieta de fisiculturista... Só tenha uma coisa em mente: nem sempre magreza ou um corpo atlético é sinônimo de saúde. 



Fonte: AssimComoVcs